Quando Se Atua No Processo De Formação Dos Acadêmicos De Direito, É Imprescindível Pensar Em Instrumentos Aptos A Assegurar Um Processo De Transmissão De Conhecimento Para Proporcionar Um Pensamento Crítico, Reflexivo E, Especialmente, Voltado À Concretização De Direitos Humanos. Nesse Contexto, Os Estágios Curriculares Obrigatórios Dos Cursos De Direito Realizados Durante A Graduação Propiciam O Contato Direto Dos Acadêmicos Com A População Carente, Tornando-os Mais Sensíveis E Preocupados Com A Realidade Social Que Os Circunda, Ao Passo Que Precisam Conciliar As Atividades Práticas Mediante Aplicação Do Conhecimento Teórico Obtido Ao Longo Do Curso. A Vivência Diária Como Docente Supervisora De Núcleos Práticas Jurídicas Despertou O Interesse Pelo Estudo Do Direito Humano E Fundamental Ao Acesso À Justiça E, Ao Passo Que Pesquisas Foram Desenvolvidas, Foi Possível Identificar Que Assegurar A Formação Humanística Dos Acadêmicos De Direito Mostra-se Como Um Importante Instrumento De Promoção Do Direito Ao Acesso À Justiça.