Os Textos Que Compõem Esta Obra Apresentam Reflexões De Estudantes De Um Curso De Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências E De Um Curso De Licenciatura Em Ciências Exatas, Em Parceria Com Seus Professores E Orientadores, Sobre O Ensino De Ciências E Geociências, Fundamentadas Na Teoria Da Complexidade De Edgar Morin. O Método De Ensino E Aprendizagem Proposto Pela Teoria Da Complexidade Se Faz Aberto A Possibilidades, Ao Vir A Ser A Incertezas, Ao Erro E, Também, À Inovação Próprios Do Estudo De Transformações Sociais, De Culturas Escolares E De Outros Tantos Fenômenos Complexos De Natureza Existencial. No Processo De Aprender, Educador E Aprendiz São Mutuamente Influenciados Pelas Possibilidades Abertas Por Estratégias Pedagógicas Que Modificam O Percurso Do Programa Curricular Previamente Estabelecido. Tanto O Refinamento De Estratégias Quanto Novos Conhecimentos Surgem Durante A Experiência, Enquanto No Seu Início Apresentavam-se Apenas Como Possibilidades. Discutindo A Ciência Da Complexidade, Que Busca Compreender O Devir Natural, Esta Obra Traz Reflexões Sobre As Instabilidades, O Inusitado E As Indeterminações Próprias Da Vida. Em Suas Escritas, Os Autores Defendem A Importância De Superar Os Modelos Baseados Em Programas Lineares E Organizados Para Transmitir Informações Sequencialmente.