Antes Tidas Como Marginais Nos Estudos De Comunicação, As Práticas De Consumo Agora Emergem Como Um Componente Crítico Na Intersecção Entre As Diversas Mediações Do Social E As Práticas Representacionais. Os Artigos Aqui Reunidos, Apresentados No Congresso Internacional Em Comunicação E Consumo 2023, São Indícios Da Importância Do Debate Científico Que Busca Compreender E Problematizar A Comunicação E O Consumo Do Ponto De Vista Das Questões Que Envolvem Suas Inter-relações. Dentre Os Temas Discutidos Estão A Publicidade No Setor Financeiro, A Influência Dos Finfluencers Sobre Finanças, O Papel Do Consumo Na Música Trap, O Consumo De Bens Digitais Em Videogames, E A Autoria Na Era Da Inteligência Artificial. Exploram-se Ainda As Relações Entre Indústria, Ritualidade E Identidade Através Da Série Game Of Thrones, O Impacto Cultural Do Filme Barbie, E Estratégias Pedagógicas Para Desenvolver Competências Midiáticas. Abordagens Sobre O Consumo Da Memória Social Em Literatura Infanto-juvenil, A Obra De Hilda Hist, E O Mercado Do Luto Ilustram Como A Rememoração Se Torna Uma Forma De Consumo. Além Disso, Questões Sociais Como Migração Lgbtqiap+, Resistência Guarani, Visibilidade De Problemas Maternos, Biopolíticas Do Consumo E A Importância Da Comunicação Na Saúde São Discutidas, Mostrando A Relevância Da Comunicação E Do Consumo Diante De Problemáticas Sociais Variadas. Este Conjunto De Artigos Reflete A Diversidade De Conexões Possíveis Entre Os Campos Da Comunicação E Do Consumo, Bem Como Alguns De Seus Desafios Teórico-metodológicos.